Cello Suite No.1 -Courante

[postlink]http://canalciaesons.blogspot.com/2009/12/cello-suite-no1-iii-courante.html[/postlink]http://www.youtube.com/watch?v=GwDn8eqtinwendofvid
[starttext]
Bach -Cello Suite No.1 -Courante
Mischa Maisky
Violoncelo

Mischa Maisky nasceu em Riga em 1948. Depois de uma breve passagem pelo Conservatório de Riga, prosseguiu os seus estudos de música em Leninegrado onde, aos 17 anos, ganhou o concurso nacional de violoncelo. Um ano mais tarde, em 1996, foi premiado no Concurso Internacional Tchaikovsky, começando então a estudar com Mstislav Rostropovich no Conservatório de Moscovo; ao mesmo tempo, iniciou uma intensa carreira de concertos por toda a União Soviética.

Mischa Maisky emigrou para Israel em 1972 e em 1973 ganhou o Concurso Internacional de Violoncelo Gaspar Cassadó, em Florença, estreando-se em seguida no Carnegie Hall de Nova Iorque, com a Orquestra Sinfónica de Pittsburgh, sob a direcção de William Steinberg. Depois deste concerto, um admirador anónimo ofereceu-lhe um violoncelo Montagnana do séc. XVIII, o instrumento que Maisky ainda toca hoje em dia. Em 1974 estudou vários meses com Gregor Piatigorsky, tornando-se no último aluno do grande mestre e no único violoncelista a ter estudado com Rostropovich e Piatigorsky.

Desde então, Mischa Maisky foi entusiasticamente recebido em Londres, Paris, Berlim, Viena, Nova Iorque e Tóquio, bem como em todos os outros grandes centros musicais internacionais. Em 1995 regressou a Moscovo, depois de uma ausência de 23 anos, para dar um concerto e gravar com a Orquestra Nacional Russa, sob a direcção de Mikhail Pletnev. Em 2000 celebrou o aniversário dos 250 anos da morte de J. S. Bach com uma digressão maratona que incluiu vários continentes e espectáculos especiais em grandes centros (incluindo o South Bank Centre de Londres), tocando as seis Suites para Violoncelo Solo e as três Sonatas para Piano e Violoncelo num só dia. A Deutsche Grammophon External Link lançou uma nova interpretação das Suites para Viooncelo, que obteve sucesso idêntico ao da primeira gravação.

Músico de classe mundial, Mischa Maisky tem colaborado com outros grandes intérpretes, como Martha Argerich, Radu Lupu, Gidon Kremer, Leonard Bernstein, Zubin Mehta, Vladimir Ashkenazy, Daniel Barenboim e Giuseppe Sinopoli, entre outros.

[endtext]

0 comentários:

Postar um comentário